Eu quero emagrecer! O que fazer?
Artigos | postado em 04/04/2014
Nesse texto, pretendo usar meu conhecimento técnico sobre a psicologia da alimentação, e meu conhecimento prático e vivencial.
A primeira coisa a ser esclarecida aqui, é que emagrecer não é fácil, alias é muito difícil, em alguns casos não requer apenas força de vontade, é necessário intervenções mais complexas, pois trata-se de uma condição que reúne uma série de fatores, dentre eles podemos citar, genéticos, emocionais, sociais, dentre tantos possíveis de se abordar, sendo que é bem possível, que a pessoa com sobre peso tem uma grande possibilidade de estar com estes fatores todos associados entre si.
Outra coisa que é muito importante de ser lembrada, não existe mágica, remédios, shakes, ou dietas milagrosas. Se voce pretende mesmo emagrecer, vai precisar agir com muita seriedade, mudar de hábitos e comportamentos permanentemente, ou seja para sempre, caso contrário viverá o famoso “efeito sanfona” ou “efeito io-io”, que consiste em perder peso mas voltar a engordar depois, e o pior ganhar mais peso que antes.
Mas afinal, o que fazer?
O primeiro passo é procurar um bom profissional especializado em emagrecimento, é muito importante sondar a carreira, saber se as pessoas que procuraram este profissional conseguiram atingir seus objetivos e mante-los.
Quem são estes profissionais?
São os médicos especializados e os nutricionistas. Eles poderão fazer uma avaliação geral, diagnosticar eventuais problemas e elaborar a melhor estratégia para tratamento. Eu sempre indico, que a pessoa procure no mínimo tres opiniões diferentes.
Atividade Física emagrece?
Somente a atividade em si não, se for associada a uma dieta bem orientada ajuda muito. Lembrando, que toda atividade física, necessita de uma pré-avaliação tambem especializada.
Cirurgias para emagrecimento, funcionam?
Sim, funcionam para o tratamento de obesidade Morbida, existem vários tipos de cirurgia, porem apenas cinco técnicas são conhecidas e reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina e Ministério da Saúde. São elas: Banda gástrica ajustável, Gastrectomia Vertical, Bypass Gástrico, Derivação Biliopancreática ou cirurgia de Scopinaro, Derivação Biliopancreática com Duodenal Switch. Aqui tambem vale lembrar, que não é uma solução mágica, muitas novidades tem aparecido em programas na TV , rádio e jornais, mas lembre-se do que falei anteriormete, é preciso encarar com seriedade, a pessoa que faz opção pela cirurgia, deve estar consciente dos riscos e benefícios, mas que tambem terá que ter muita força de vontade e mudar de habitos para que não engorde novamente.
Minha experiencia prática.
Além de realizar o acompanhamento psicológico para dezenas de pessoas que fizeram ou vão realizar cirurgia para emagrecer, eu tambem passei por este procedimento, por isso falo com bastante conhecimento sobre o assunto, faz 05 anos que fui operado, e emagreci 73 quilos ao todo, hoje meu peso é estabilizado, mas tive que mudar muitos hábitos e o estilo de vida, e tive que me reeducar de que se relaxar corro risco de ganhar peso.
Para finalizar, quero enfatizar novamente, que emagrecer é uma decisão permanente e não temporária, é preciso muita determinação e iniciativa. O dia de começar a buscar uma solução é hoje, pois quanto mais voce prorrogar, mais difícil vai ser emagrecer. Procure um profissional da área e sucesso!
Devido a seriedade e curiosidade que o assunto causa, segue meu e-mail para esclarecimentos ou dúvidas: