Artigos

A verdadeira liderança

Artigos

Enquanto liderar é fazer com que as pessoas queiram fazer o que é 'preciso'. Chefiar é fazer com que pessoas façam o que é 'preciso'.

O poder do líder está sustentado nas bases da autoridade, construída sobre os pilares da excelência em relacionamentos, no compromisso da equipe com os resultados e na valorização de seus liderados.

O poder do chefe é o medo. A submissão que é vista como respeito, nada mais é do que a insegurança imposta pela hierarquia, onde manda quem pode e obedece quem tem juízo.

Embora as definições 'lider' e 'chefe' sejam diferentes, o objetivo da existência dessas figuras é o mesmo: 'obter resultados positivos por meio de pessoas'.

Podemos comparar dois estilos de liderança: Os Gansos e Os Búfalos.

Os gansos são comprometidos com o seu bando, protegem seu território e atacam em grupo quando ameaçados. Juntos voam na formação V, esta que diminui a resistência do ar, permitindo voar uma distancia até 70% maior. Nesta formação a liderança muda com freqüência, com diferentes gansos revezando-se no trabalho de orientação do grupo. Todos os gansos são responsáveis por si mesmo á medida que se deslocam, mudando de papel de acordo com as necessidades, alternando-se na função de liderança.

Já os Búfalos são seguidores absolutamente fiéis de um líder. Eles fazem tudo que o líder quer que façam, vão para todos os lugares que o líder determina.

Nesse tipo de liderança, o líder quer que as pessoas façam exatamente o que ele, diz, pensa e age. Qualquer desvio de rota ou ação contrária ao "Grande-Homem", o castigo fatalmente acontece.

O líder búfalo adora ser o centro do poder, na crença que é esse o seu verdadeiro trabalho. Quando ele não está presente, os "liderados" não sabem o que fazer, e ficam zanzando à espera de uma nova ordem. Relaxam e sentem-se aliviados, mas perdidos, sem a presença do Chefe.

Os primeiros colonizadores da América do Norte identificaram esse fenômeno e puderam dizimar inúmeras manadas de búfalos com enorme facilidade: bastava matar o líder da manada.

Na ausência do líder, os "liderados" não sabiam para onde ir, sendo massacrados sem maiores problemas.

Infelizmente, ainda ouço de alguns Gerentes a seguinte afirmativa: quando não estou presente, nada funciona nesta Empresa.

É importante lembrar que, como líder, o importante não é o que acontece quando você está presente, mas sim ausente.

Você é um líder?

Olhe para trás e veja se alguém o esta seguindo. Aquele que pensa que é líder sem ter ninguém atrás de si está apenas dando um passeio.

Ótima Semana.

Cadastre-se
Receba ofertas e descontos exclusivo!
Chat, fale conosco

Carregando..
Chame no WhatsApp