NOVIDADES E PROMOÇÕES

SORTEIO 2 VIP´S BAURU - BOTUCATU

Notícia Boa

Carro movido a ar pode realizar o sonho de rodar de graça

Notícia Boa

A busca por veículos zero emissão de poluentes está em alta. Há quem, inclusive, se dedique a encontrar caminhos para criar modelos ecológicos e que também não gastem um centavo para rodar por aí. Esse é o caso do carro movido a ar.

A ideia já existe há algum tempo. O carro, propriamente dito, ainda é um conceito. Os pioneiros nesse sentido foram os franceses da empresa Venturi, que em 2006 mostraram o protótipo Venturi Eclectic (foto acima). O veículo contava com um painel solar no teto que alimentava uma turbina eólica, garantindo uma velocidade máxima de 50 km/h.

Atualmente a novidade relacionada ao tema é que engenheiros voltaram a apostar no ar como uma real alternativa de geração de energia para automóveis. Desta vez estão envolvidos no estudo o centro de pesquisas da empresa Samsung e as universidades sul-coreanas de Chonnam e Seul.

O mecanismo que está sendo desenvolvido pelos pesquisadores consiste em um gerador de energia que utiliza basicamente ar e possui um processo de funcionamento específico. Ele é feito para ser fixado no teto do veículo e mede apenas 7,5 cm x 5,0 cm.

O gerador utiliza a forma triboelectric para funcionar, ou seja, baseia-se no princípio de transferência de cargas. Isto é, o sistema gera energia a partir do contato ou movimento de fricção de dois tipos de materiais. No caso específico desta criação, o ar é utilizado para movimentar uma pequena placa feita de um material flexível contra uma superfície rígida, obtendo assim a energia necessária para alimentar o veículo.  Os engenheiros garantem que ele pode produzir uma quantidade de energia equivalente a 0,86 miliwatts.

Os criadores do projeto estão otimistas quanto ao uso desta tecnologia no mundo automotivo moderno, já que os resultados dos testes estão sendo positivos. Entretanto ainda não há informações sobre o lançamento do carro a ar.

Cadastre-se
Receba ofertas e descontos exclusivo!
Chat, fale conosco

Carregando..
Chame no WhatsApp